terça-feira, 23 de novembro de 2010

A Música e a Moda

 Parte I - rockn'roll

A música possui o incrível poder de provocar mudanças no futuro de gerações.
Ela influencia a vida pessoal de muitas pessoas - assim como acontece comigo - , influencia a história social e, como não poderia deixar de ser,  influencia a história da moda.


O Rei do Rock foi o pioneiro na estética Rockabilly. Elvis Presley marcou os anos cinquenta com  jaquetas de couro, camisetas brancas e o característico topete.

Site de buscas Google


O vocalista do Rolling Stones foi o pioneiro na estética andrógina; mesclando elementos masculinos a outros muito femininos. Mick Jagger era uma mistura do Rock N' Roll e do estilo Hippie - como quando apareceu em um concerto no ano de 1972 usando um casaco metalizado e de ombros marcados.
Hoje, a androginia é marca registrada de muitos outros artistas.
Site de buscas Google


Além de mudar o contexto de muitas gerações, os Beatles também tiveram presença marcante na moda. 
No álbum de estreia (Please, Please Me) apareciam com os famosos ternos pretos. Em 1967, roupas coloridas estampavam a capa do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Porém, em 1970, tudo ficou para trás quando os garotos de Liverpool se mostraram com roupas de estética hippie no álbum Let It Be.
 Site de buscas Google

 
Janis Joplin era representante do estilo hippie, com calças pantalona, diversos colares, óculos redondos e roupas costumizadas, uma vez que a cantora pregava simplicidade e se recusava a seguir a moda que as outras garotas de sua idade seguiam.

Site de buscas Google



Óculos Wayfarer e camisas com estampas de bolinhas eram características de Bob Dylan.

Site de buscas Google


Dawid Bowie é um dos maiores exemplos de androginia na história da música.
Fundindo glam, maquiagem e salto alto, o cantor foi responsável pelo final de muitos estereótipos  e pelas famosas botas de salto alto, hoje características dos anos 70. Seu famoso blazer listrado "ressurgiu" em recente desfile da  givenchy.

 Site de buscas Google



Os Ramones são os pioneiros do estilo punk; misturando couro, calças rasgadas e o estilo despojado e caracterizado pelo lema "do yourself" (faça você mesmo).

Acervo pessoal


O frontman Freddie Mercury é conhecido também pelos looks excêntricos, tais como calças de lycra e estampas de felinos.
Site de buscas Google


Camisetas surradas, tênis, tachas e as calças  skinnys,  além do cabelo arrepiado fizeram de Sid Vicious um ícone do Punk.
Site de buscas Google


Excentricidade é quase o terceiro nome de Axl Rose (o mais lindo de todos!).  Naturalmente, suas roupas foram reflexo de  sua personalidade no mínimo "curiosa". Jaqueta perfecto, bandana, shorts de lycra, óculos Rayban aviador e o uso exagerado de pulseiras, anéis e colares marcam o estilo do líder do Guns N' Roses, a banda de Hard Rock mais expressiva dos anos 80.
Arquivo pessoal


O ex-guitarrista do Guns N' Roses influencia muitos jovens até hoje. Porém, não apenas pela maneira de tocar guitarra.
Slash subia aos palcos com lenços pendurados nos bolsos de suas calças que, como sua cartola, marcaram o visual do guitarrista e influenciam a maneira de se vestir de muitas pessoas.

Duff Mckagan foi baixista do Guns N' Roses e, tal como Slash, tem sua marca registrada na história da música. Além dos lenços que Slash usava, ele misturava outros elementos como correntes com o famoso  pingente "de cadeado". Não é difícil encontrar pessoas seguindo a estética dos ex gunners.

Arquivo pessoal


O movimento grounge marcou o início dos anos 90. Suas marcas registradas são a camisa de flanela xadrez e o velho jeans surrado; resultando num estilo despojado que teve como precussores Eddie Vedder e Kurt Cobain.

Site de buscas Google


E como está estampado nas costas do baterista do Scorpions James Kottak:  Rockn'roll Forever! 
E um atrasadinho Feliz dia do Músico

4 comentários:

Suellen de Oliveira disse...

Oiii!! Amei o seu blog!! Conheci pelo Useconnect!! Super fofo!! Já estou seguindo! *-*

Dps vai lá conhecer o meu Guia! Se gostar, siga tb!

Beijinhos
Susie

No Maria Baphônira tem... disse...

Verdade amada, não só a musica deles mas eles nosa influenciam... Acho que música tem um poder incrível. Acho que sei pq lucífer caiu... ele queria a música para ele.. besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Roberta Lopes Couceiro disse...

Adorei conhecer o seu blog... Bjks!
www.lookdabeta.blogspot.com

Priscila Xavier disse...

Lindoo seu blog, adoreiii!!!!
Eu reformulei o meu mas estou um pouco sem tempo pra postar, depois passa lá: priscilaxavier.blogspot.com

Bjss!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...